COMPOSTAR PRA QUÊ?

- É pela Compostagem que diminuímos os efeitos nocivos dos resíduos orgânicos descartados.
- Com a Compostagem acabamos com a contaminação dos materiais recicláveis como: papelão, plástico e vidro.
- A Compostagem evita a geração do gás metano que aumenta o efeito estufa no planeta.
- Com a Compostagem evita-se a proliferação de vetores de diversas doenças. Como ratos, moscas e baratas.
- Fazendo compostagem diminui a pressão nos lixões e aterros sanitários.
- A Compostagem proporciona a diminuição da queima de combustíveis fósseis.
- A Compostagem produz adubos para aumento da produção agrícola.
Compostagem tem o poder de alegrar as pessoas!!! E muito mais!!!
Compostagem só tem Vantagem!!
  A IMPORTÂNCIA DE RESÍDUOS VEGETAIS SECOS NA COMPOSTAGEM

Para termos um bolo delicioso devemos seguir bem a receita e colocar os ingredientes na medida e ordem certas. Assim é a Compostagem que usamos os resíduos orgânicos nas quantidades e hora certa.
Para termos um bom andamento na composteira, seja balde, caixa, montes ou leiras. Precisamos adequar com equilíbrio todos os ingredientes principais: orgânicos frescos, orgânicos secos e oxigênio. Os "orgânicos molhados ou frescos", recém coletados incorpora nitrogênio e são ótimos alimentos para os microrganismos com os "orgânicos secos" que podem ser folhas, palhas, capim, bagaço, madeira triturada que são boas fontes de carbono que oferece equilíbrio na umidade do composto e incorpora outros nutrientes, além de também servir de alimentos aos bichinhos amigos da compostagem.
Na vida e na Compostagem, o equilíbrio é fundamental!
  ESTERCO DE PORCO NA COMPOSTAGEM?

Em criações de suínos onde muitas vezes o esterco é uma dor de cabeça para o criador, a utilização das fezes dos porcos na Compostagem é uma alternativa bem interessante. Além de dar utilidade aos dejetos dos animais, rico em nitrogênio, ajuda a acelerar o processo de degradação dos outros resíduos na composteira e além de outros benefícios, evita que o gás metano seja gerado na decomposição anaeróbica dos resíduos dos porcos.
Podemos utilizar a palhada vegetal seca da propriedade como cobertura e até colocar outros resíduos vegetais como frutas, folhagens e legumes.
Com o manejo adequado, iremos transformar tudo em um excelente adubo para fertilizar ainda mais as plantações da propriedade, como frutíferas e cana-de-açúcar, que tanto são apreciados pelos porquinhos.
Com os dejetos dos suínos também pode ser fonte de biogás.
Compostar é reaproveitar!!!